segunda-feira , 23 de Abril de 2018

Dicionário Aulete Digital 1.2

Aulete Digital é a versão Freeware para computadores do dicionário Caldas Aulete, criado no final do século XIX e que teve sua última versão impressa na década de 80. O projeto conta com mais de 200 mil verbetes da versão impressa e 86 mil verbetes contemporâneos. Esta última seção do projeto conta com a participação do usuário, que pode corrigir, ampliar e acrescentar novos verbetes e significados diferentes. O download é disponível em link direto.

Assim, este dicionário foi disponibilizado em fase de revisão final, e os usuários são convidados a participar e colaborar com esta revisão. O objetivo dessa interação é aumentar o crescimento do projeto até um patamar ilimitado, atualizando-o constantemente para isso. Além disso, essa interação possibilita divulgar as adaptações da língua, conforme seu uso diário.

Com este dicionário, é possível consultar uma palavra com grupos de letras que estejam no começo, no meio ou no fim delas. Também é possível conjugar verbos, pesquisar por sinônimos, pesquisar por verbete original ou vice-versa.

Porém, o recurso mais interessante e inovador do Aulete Digital é a pronúncia das palavras. Quase todos os verbetes podem ser ouvidos em sua pronúncia correta.


Começando a usar

Para usar o Aulete Digital, é necessário criar uma conta. Clique em “não sou cadastrado” na tela que se abrir assim que você executar o programa. Basta fornecer um endereço de e-mail. Neste endereço, você vai receber sua senha de acesso. Com uma senha, você pode usar o programa livremente.

Este é, na verdade, um conjunto de dois dicionários simultâneos. Um deles é a versão completa do Caldas Aulete original, com mais de 200 mil verbetes. O outro é a versão contemporânea, com 86 mil verbetes por enquanto. Estes verbetes podem ser atualizados constantemente e eles complementam os verbetes originais.

Ao consultar uma palavra, o programa exibe preferencialmente o verbete atualizado, caso ele exista. A partir dele, é possível consultar o original.

Procurando os verbetes

Há diversas maneiras para se procurar um verbete. Você pode navegar pelo índice, dividido em letras, através da barra de rolagem. Também é possível pesquisar digitando toda ou parte da palavra, no campo disponível no menu à esquerda do programa. Em seguida, escolha o modo que você quer:

Índice: dicionário padrão, com o verbete e seus significados.

Semelhantes: que pesquisa por palavras semelhantes em pronúncia e em escrita total ou parcial.

Máscara: são palavras pesquisadas com base em um parâmetro definido por você. Use letras intercaladas com os sinais * (que substitui qualquer letra) e ? (que substitui uma letra qualquer).

Pesquisa: aqui se pode encontrar palavras que aparecem nas definições do verbete procurado. Por exemplo, digitando medo e altura, chega-se a acrofobia. Para usar o recurso de pesquisa, digite uma expressão lógica intercalada com E ou OU.

Ainda é possível fazer uma pesquisa através do menu “Dicionário”, na opção “Pesquisa”.

Depois de pesquisar, clique sobre uma palavra para exibir suas definições. Na barra amarela, você verá, além do verbete, sua situação (se ele é atualizado ou original). Caso ele seja atualizado, clique sobre “Verb. Atualizado” para ver as definições originais de tal verbete.

Recursos

Ouvindo a pronúncia

Para ouvir a pronúncia de uma palavra, basta clicar no botão “Pronúncia”, que se encontra na barra de tarefas do programa. Lembre-se que nem todos os verbetes possuem gravação

Conjugando um verbo

Pesquisando por verbos, é possível conjugá-los. Para isso, clique no botão “Conjuga”, na barra de ferramentas, ou então acesse o menu “Dicionário” e, em seguida, a opção “Conjugar”. Uma tela será exibida com todas as conjugações de tal verbo, inclusive as formas nominais.

O modo “Barrinha”

O Aulete Digital também possui recurso para pesquisa de uma palavra que você encontrou em um site ou texto qualquer. Reduza o programa, clicando no botão “Modo Reduzido”, que fica ao lado dos botões “Minimizar”, “Restaurar” e “Fechar”. O dicionário será reduzido à uma pequena barra. Quando você vir uma palavra que deseja pesquisar, selecione e arraste-a até está barrinha. O dicionário será aberto com a definição de tal palavra. Para voltar ao modo original do dicionário, clique em “Restaurar”.

Licença: Gratuito (Freeware) • Avaliação

Sistema: Windows 95, 98, NT, 2000, Millenium, XP, Vista

• Desenvolvedor: Editora Lexikon Obras de Referência
• Requerimentos: Pentium com 256MB de RAM e 50MB livres eem HD.


Veja também

Curso de Corretores de seguro de vida 2018, veja vagas e inscrição

Novo curso para formação de corretores de seguro de vida está com 10 vagas abertas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *